Tirar o escapamento do carro traz benefícios?

Tirar o escapamento do carro traz benefícios?

Antes de mais nada, você precisa entender que o sistema de exaustão é responsável pela remoção dos gases gerados pelo motor no momento da combustão, pela diminuição do ruído produzido e por tornar os gases menos nocivos. Mesmo com tantas responsabilidades, alguns entusiastas automotivos acabam optando por retirar todo o conjunto ou trocar por um “escape direto”, sem catalisador ou silenciador. Mas isso traz algum benefício ao carro?

Realmente retirar o catalisador acaba dando ao motor um pouco mais de potência, entretanto, a mudança é tão pequena que chega a ser imperceptível. Além disso, o carro começará a emitir mais barulhos, poluição e se um policial identificar que houve alterações no sistema de escapamento, o condutor corre o risco de receber uma multa.

Aliás, alguns modelos de automóveis, principalmente flex, possuem sensores ligados ao escapamento que regulam o sistema de injeção. Portanto, caso realize alguma alteração no projeto, o desempenho do carro será prejudicado. Sendo assim, não vale a pena tirar nenhuma peça do escapamento. Elas foram desenvolvidas especificamente para aquele modelo de carro, e alterá-las, apenas atrapalha.

Mas caso precise trocar uma peça antiga, escolha por peças com as mesmas especificações das peças originais das montadoras. Escolha a qualidade da Pioneiro Escapamentos!