Desgastes no Sistema de Exaustão

Desgastes no Sistema de Exaustão

Manutenções no escapamento estão entre os serviços mais realizados nas oficinas. Hoje vamos te explicar por que isto acontece, mas antes, você precisa entender sobre a nossa matéria-prima: o aço galvanizado.

O Aço Galvanizado

Devido as condições severas ocasionadas pelos gases gerados na combustão dos motores, as peças dos escapamentos precisam contar com uma elevada resistência física e química, ou seja, ao mesmo tempo ser resistente a esforços, vibrações e a corrosão.
Portanto, a matéria-prima utilizada nos produtos Pioneiro, é o aço galvanizado. Em sua composição encontra-se o aço-carbono e o zinco. O primeiro, possui grande resistência física, mas é mais suscetível a corrosão. Em contra partida, o zinco, apesar de não possuir uma grande resistência física, tem uma grande resistência a corrosão. Para resumir, o aço galvanizado é um aço-carbono revestido com uma camada de zinco. Assim, utiliza-se os dois elementos para formar uma liga resistente fisicamente e quimicamente.

Causas do Desgaste Prematuro

Assim como qualquer produto, as peças do escapamento possuem um tempo de vida útil, que pode aumentar um diminuir, conforme os cuidados que tomamos. Um dos problemas mais comuns é o uso de combustíveis adulterados. As substâncias adicionadas a mistura, como água ou solventes, acabam gerando gases mais agressivos, além de acumularem líquido no interior do escapamento. Dessa forma, a corrosão do zinco acaba aumentando, deixando o aço-carbono exposto e diminuindo consideravelmente o tempo de uso da peça. Por isso, sempre abasteça em postos de gasolina de confiança.
Outro fator é utilizar o automóvel apenas para trajetos curtos. Com isso o motor não chega a sua temperatura ideal para a combustão, fazendo com que água se acumule dentro do sistema de exaustão. Isso também ocorre com carros que ficam parados por muito tempo.