Chapas de Aço Galvanizado

Chapas de Aço Galvanizado

O tema de hoje são as chapas de aço galvanizadas, utilizadas em todas as peças dos sistemas de exaustão. Como você viu na matéria passada, todos os elementos precisam ter resistência química e mecânica, suportando as condições severas ocasionadas pelos gases provenientes da combustão do motor. E é por isso que utilizamos o aço galvanizado nas peças do sistema.

O aço galvanizado, além de possuir grande resistência a impactos e torções, demora mais para oxidar, devido a camada de zinco que é aplicada em toda sua superfície.

Este material, além de ser menos afetado pelas adversidades, impede que o mesmo sofra os efeitos resultantes das intempéries, funcionando como “metal de sacrifício”. Se as peças fossem feitas apenas com aço, elas teriam um tempo de conservação reduzido. O resultado é o aumento da vida útil do produto.

Mas então por que não fazer uma peça apenas de zinco? Apesar de ser mais resistente a oxidação, esse elemento não possui resistência mecânica, ao contrário do aço, dessa forma, a união das duas ligas acaba constituindo um produto resistente a impactos e a reações químicas.

Tags: